Close Menu
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
What's Hot

Governo de SP investe mais de R$ 63 milhões para habitação e infraestrutura escolar na região de Presidente Prudente

Junho 24, 2026

Lista de fauna ameaçada tem 180 animais incluídos e 150 retirados

Junho 24, 2026

Festa das Nações entra na terceira e última semana com grandes atrações e transmissão do jogo do Brasil

Junho 24, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
Home»São Paulo»PM Ambiental de SP ganha prêmio nacional por uso de tecnologia que identifica e previne focos de incêndio
São Paulo

PM Ambiental de SP ganha prêmio nacional por uso de tecnologia que identifica e previne focos de incêndio

adminBy adminSetembro 2, 2025Sem comentários3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo foi reconhecida nacionalmente pelo trabalho realizado no combate a crimes ambientais, principalmente em incêndios nas áreas florestais. O prêmio foi entregue pelo Ministério da Justiça e Secretaria da Segurança Pública Nacional (Senasp) pelo uso da plataforma Brasil Mais (Meio Ambiente Integrado e Seguro).

A ferramenta realiza o monitoramento em tempo real do solo com imagens geradas por satélites. Com isso, é possível identificar rapidamente qualquer mudança relacionada ao solo, sejam elas provocadas por incêndios ou desmatamentos, construções em áreas de difícil acesso e até mesmo pela expansão da população.

LEIA TAMBÉM: Polícia Ambiental fecha duas fábricas clandestinas de balões na zona leste de SP

A unidade premiada foi a 2ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Ambiental, localizada em Fernandópolis, no interior do estado, responsável pela fiscalização em 49 municípios do noroeste paulista.

Em 2024, ano em que a unidade passou a utilizar a plataforma, foram aplicados 411 autos de infrações ambientais por queimada ou desmatamento de vegetação na região, totalizando R$ 19 milhões em multas. Entre janeiro e julho deste ano, o valor chegou a R$ 165 mil.

“A plataforma representa uma economia de tempo e gasto para as forças de segurança, já que o policial só é deslocado para o local quando realmente há um foco de incêndio, identificado previamente pela ferramenta”, disse o capitão Alonso Silva, comandante da 2ª Companhia.

Os dados ficam disponíveis na Central de Comando e Controle da PM Ambiental, que passa as informações para os policiais que estão nas ruas.

Premiação

A premiação que consagrou a PM Ambiental de São Paulo foi realizada durante o encontro nacional de usuários Rede Mais, em Brasília. Na placa, é citado a menção honrosa pelo “uso estratégico da plataforma Brasil Mais no Combate ao Fogo e Identificação do Início do Evento Incendiário”.

“O prêmio é uma coroação do serviço realizado pela Polícia Militar, que utiliza a tecnologia à serviço da população para fazer justiça e criminalizar os verdadeiros culpados pela causa dos incêndios”, disse o capitão Silva.

Operação SP Sem Fogo

O estado de São Paulo teve queda de 86% no número de focos de incêndio em agosto em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 494 focos de queimadas no mês passado, redução significativa em relação aos 3.612 observados em agosto de 2024. Os dados são do programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número total de focos no mês de agosto ficou abaixo ainda da média histórica para o período, que é de 1.014.

LEIA TAMBÉM: Operação SP Sem Fogo: focos de incêndio caem 86% em agosto no estado

O resultado se dá em um momento de fortalecimento das ações do Governo de São Paulo no combate e prevenção a queimadas com a Operação SP Sem Fogo. A ação é uma parceria entre as Secretarias da Segurança Pública, de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e Defesa Civil do Estado. Durante o período de estiagem, a operação entra na fase vermelha, com intensificação dos trabalhos.

source
Com informações do Governo de São Paulo

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
admin
  • Website

Related Posts

Governo de SP investe mais de R$ 63 milhões para habitação e infraestrutura escolar na região de Presidente Prudente

Junho 24, 2026

Metrô e trens de SP terão operação especial para o jogo do Brasil nesta quarta-feira (24); confira

Junho 24, 2026

Atleta do Time São Paulo, Maciel Santos é campeão de etapa da Copa do Mundo de bocha paralímpica

Junho 23, 2026

Operação da Polícia Civil desarticula esquema de desvio de máquinas de cartão e prende 7 suspeitos

Junho 23, 2026

PM de SP prende homem que fez reféns em ônibus que levava pacientes para hospital em Ribeirão Preto

Junho 23, 2026

Festas juninas e temporada de inverno devem movimentar quase R$ 450 milhões para o turismo de SP

Junho 23, 2026
Leave A Reply Cancel Reply

Editors Picks

Governo de SP investe mais de R$ 63 milhões para habitação e infraestrutura escolar na região de Presidente Prudente

Junho 24, 2026

Lista de fauna ameaçada tem 180 animais incluídos e 150 retirados

Junho 24, 2026

Festa das Nações entra na terceira e última semana com grandes atrações e transmissão do jogo do Brasil

Junho 24, 2026

Comissão aprova regras de segurança preventiva e resposta a emergências em escolas básicas

Junho 24, 2026
Advertisement
© 2026-Carioca de Suzano - Todos os direitos reservados..
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check
Go to mobile version