Close Menu
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
What's Hot

Comissão da Câmara avalia sistema metroferroviário brasileiro

Junho 15, 2026

Em seminário, ministro anuncia que governo apresentará proposta para atualizar limites do MEI

Junho 15, 2026

Governo repassa R$ 337 milhões para combate a incêndios e desmatamento

Junho 15, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
Home»São Paulo»Fundo Estadual de Recursos Hídricos disponibiliza R$ 71,5 milhões para Região Metropolitana de SP
São Paulo

Fundo Estadual de Recursos Hídricos disponibiliza R$ 71,5 milhões para Região Metropolitana de SP

adminBy adminDezembro 11, 2025Sem comentários3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

A Região Metropolitana de São Paulo foi contemplada com R$ 71,5 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Os recursos servem para apoiar sete municípios e um consórcio em ações de gestão e recuperação dos recursos hídricos.

O anúncio foi feito na última terça-feira (09), durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. Vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o Fehidro é o mecanismo financeiro do Estado voltado ao financiamento de projetos de preservação, proteção e recuperação das bacias hidrográficas paulistas.

Entre os municípios da região que serão beneficiados, estão Carapicuíba, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mauá, Salesópolis, São Bernardo do Campo, Suzano e o Conisud (formado por São Lourenço da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, Taboão da Serra, Cotia, Embu das Artes e Vargem Grande Paulista) contemplado com recursos para um Plano Regional de Drenagem.

As demais cidades contarão com projetos desde a elaboração de projetos de saneamento rural dos agricultores familiares, execução de serviços de engenharia para o sistema de abastecimento de água até a implantação de galpão para disposição e triagem de resíduos sólidos.

“Os recursos do Fehidro reforçam o compromisso do Governo de São Paulo em enfrentar os desafios climáticos e apoiar os municípios nessa transição. Trabalhamos de forma integrada para ampliar a infraestrutura, aprimorar a governança e impulsionar ações essenciais em saneamento, gestão hídrica, proteção animal, resíduos sólidos e adaptação às mudanças do clima”, destacou a secretária da Semil, Natália Resende.

Fehidro em números

Em termos gerais de balanço, o Fehidro registra resultados expressivos desde 2023. Entre esses anos, o programa contratou R$ 926,4 milhões em investimentos, sendo R$ 799,5 milhões destinados diretamente aos municípios. Desse total, R$ 731 milhões financiaram iniciativas estruturantes, incluindo drenagem urbana (R$ 213,4 milhões), ampliação e modernização do esgotamento sanitário (R$ 196,7 milhões), controle de perdas em sistemas de abastecimento (R$ 114,6 milhões), planejamento e gestão de recursos hídricos (R$ 106,9 milhões), contenção de processos erosivos (R$ 57,4 milhões) e manejo de resíduos sólidos (R$ 42 milhões).

Somente em 2025, o programa atendeu 222 municípios em todo o Estado, com R$ 435 milhões contratados. No mesmo período, 362 obras permaneceram em execução, totalizando R$ 464,3 milhões, sendo 96% delas conduzidas diretamente pelas administrações municipais. Também foram concluídas 196 obras, com investimento de R$ 170 milhões, incluindo ações de drenagem urbana (R$ 52,6 milhões) e esgotamento sanitário (R$ 40,7 milhões), beneficiando 125 municípios e contribuindo para maior eficiência hídrica, segurança urbana e resiliência climática.

Como os municípios podem participar do Fehidro

Podem se candidatar a receber recursos: pessoas jurídicas de direito público da administração direta e indireta do Estado e dos municípios de São Paulo; concessionárias e permissionárias de serviços públicos com atuação nas áreas de saneamento, meio ambiente ou aproveitamento múltiplo dos recursos hídricos; consórcios intermunicipais regularmente constituídos; e entidades privadas sem fins lucrativos, independentemente de serem usuárias de recursos hídricos. Veja aqui a lista completa de requisitos.

source
Com informações do Governo de São Paulo

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
admin
  • Website

Related Posts

SP Conecta reúne lideranças para debater economia verde

Junho 15, 2026

Entenda como o avanço do saneamento é peça fundamental para redução da poluição em até 55% em rios da Grande SP

Junho 15, 2026

Frio pode intensificar dores em pessoas com fibromialgia; veja cuidados

Junho 15, 2026

Festas juninas: Ipem-SP dá dicas na compra de produtos típicos

Junho 15, 2026

Projeto apoiado pela Fapesp vai oferecer teste genético gratuito para casais que planejam ter filhos

Junho 15, 2026

Melhora no cheiro e mais animais: como a despoluição do Rio Pinheiros é percebida por quem frequenta a ciclovia

Junho 14, 2026
Leave A Reply Cancel Reply

Editors Picks

Comissão da Câmara avalia sistema metroferroviário brasileiro

Junho 15, 2026

Em seminário, ministro anuncia que governo apresentará proposta para atualizar limites do MEI

Junho 15, 2026

Governo repassa R$ 337 milhões para combate a incêndios e desmatamento

Junho 15, 2026

Semae fará manutenção de válvulas na rede que abastece Conjunto Cláudia, Vila Horizonte e Vila Pauliceia, na quarta (17)

Junho 15, 2026
Advertisement
© 2026-Carioca de Suzano - Todos os direitos reservados..
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Go to mobile version