14/02/2026

Ação começa pelos agentes de endemias e agentes comunitários, seguindo orientações estaduais e critérios técnicos
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última terça-feira (10/02) a vacinação contra a dengue com a Butantan-DV, voltada aos servidores da rede pública de saúde. Ao todo, 849 colaboradores serão imunizados de forma gradual, conforme a disponibilidade de doses. Neste primeiro momento, a campanha contempla os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), considerados públicos estratégicos no enfrentamento das arboviroses.
Na última segunda-feira (09/02), o município retirou 420 doses da vacina contra a dengue junto ao Grupo de Vigilância Epidemiológica VIII, da Secretaria de Estado da Saúde, em Mogi das Cruzes. O quantitativo inicial é o pontapé para a imunização dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), que estão na linha de frente no enfrentamento à doença, que registra mais casos nesta época do ano em razão das chuvas.
A imunização seguirá critérios estabelecidos no documento da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), órgão que reúne a Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). A vacina será aplicada nas próprias unidades de lotação dos servidores, de forma imediata para os ACSs e ACEs. Em seguida, receberão os demais agentes de saúde, priorizando as idades mais elevadas para este segundo grupo. Em todos os casos, a aplicação da dose acontecerá mediante apresentação de documento pessoal e cartão do SUS.
De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Suzano, José Landim, a organização do processo é fundamental para assegurar transparência e eficiência. “Estamos seguindo rigorosamente as orientações técnicas da CIB. A vacinação começa pelos agentes de endemias e pelos ACSs que já encaminharam a listagem completa de profissionais. À medida que as demais equipes entregarem essas informações, novas etapas da imunização serão liberadas”, explicou.
Neste primeiro momento, serão beneficiados 186 agentes comunitários de saúde e 23 agentes de endemias. As equipes da Divisão de Controle de Zoonoses já enviaram a relação de servidores, e as doses correspondentes serão encaminhadas à Unidade Básica de Saúde (UBS) Professor João Olimpio Neto, no Jardim Casa Branca, onde os profissionais serão vacinados.
O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, destacou que a medida reforça a proteção dos profissionais que atuam diretamente no território. “Esses servidores estão na linha de frente, orientando a população e combatendo focos do mosquito. Garantir a vacinação desse público é uma estratégia essencial para fortalecer a rede e reduzir riscos, sempre com responsabilidade e dentro dos critérios técnicos definidos”, afirmou.
A vacina contra a dengue está disponível para os profissionais com até 59 anos e não é recomendada para quem apresenta quadro febril agudo no momento da aplicação, teve dengue nos últimos seis meses, contraiu febre amarela, zika ou chikungunya há menos de 30 dias, possui doenças crônicas que comprometem a imunidade ou problemas de coagulação. Os demais trabalhadores da saúde municipal serão vacinados de forma subsequente, conforme o recebimento de novas doses e o envio das listagens exigidas.
“Nosso compromisso é avançar com a vacinação de forma segura, organizada e responsável. À medida que recebermos novas doses e as listagens dos profissionais forem encaminhadas, ampliaremos a imunização para os demais servidores da Saúde, sempre priorizando quem está mais exposto no dia a dia do trabalho”, finalizou Ferreira.
