Close Menu
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
What's Hot

PM intensifica abordagens a motociclistas em operação contra roubos e furtos de veículos em SP

Junho 28, 2026

Após gol anulado, Irã fica na expectativa por classificação na Copa

Junho 28, 2026

Brasil envia terceiro avião com ajuda humanitária à Venezuela

Junho 28, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
Home»Alto Tietê»Saulo Souza amplia projeto de eficiência energética em parceria com a EDP com usinas solares em cinco escolas municipais e 600 novas luminárias de LED
Alto Tietê

Saulo Souza amplia projeto de eficiência energética em parceria com a EDP com usinas solares em cinco escolas municipais e 600 novas luminárias de LED

adminBy adminJunho 28, 2026Sem comentários4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

58

EMEBs Walkiria Jannoni Vieira e Professor Walter de Almeida Monteiro já receberam os sistemas fotovoltaicos e outras três unidades serão contempladas ainda neste ano; investimento total chega a R$ 2,3 milhões

O prefeito Saulo Souza está ampliando o programa de eficiência energética desenvolvido em parceria com a EDP em Poá. A iniciativa inclui a instalação de usinas fotovoltaicas em duas escolas da rede municipal, a expansão do projeto para outras três unidades de ensino, além da implantação de mais de 600 luminárias de LED em diferentes bairros, garantindo mais economia de recursos públicos e sua utilização em áreas prioritárias da cidade. O investimento total das ações realizadas pela concessionária no município desde o início de 2025 supera R$ 2,3 milhões.

As EMEBs Professora Walkiria Jannoni Vieira e Professor Walter de Almeida Monteiro já foram contempladas com sistemas de geração de energia solar. Na primeira unidade também foi realizada a substituição das lâmpadas convencionais por tecnologia LED, mais econômica e eficiente. O investimento da EDP nesta etapa foi de R$ 485 mil. A iniciativa proporcionará uma economia estimada de 125,24 MWh por ano, reduzindo significativamente os custos com energia elétrica e fortalecendo a sustentabilidade dos equipamentos públicos municipais.
Referência regional
Poá se tornou referência regional em eficiência energética com a implantação da primeira usina fotovoltaica do município no Pronto Atendimento Municipal Dr. Guido Guida, em 2025. O sistema possibilitou uma redução de aproximadamente 50% nos custos com energia elétrica da unidade, permitindo que mais recursos fossem direcionados ao atendimento da população. Com a ampliação do projeto para mais três escolas, além das duas já contempladas, o investimento total da parceria entre a Prefeitura e a EDP alcançará R$ 2,3 milhões.
Mais economia e sustentabilidade
A parceria entre a Prefeitura de Poá e a EDP vem se consolidando como uma importante iniciativa de inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão pública. Nas duas instituições de ensino já atendidas até o momento, a expectativa é de redução superior a 90% nos gastos com energia elétrica, gerando uma economia anual superior a R$ 100 mil, além de benefícios ambientais decorrentes da diminuição da emissão de gases de efeito estufa. A ampliação do programa permitirá que recursos antes destinados ao pagamento das contas de energia sejam direcionados para áreas prioritárias da administração municipal, como Saúde e Educação.
Mais iluminação e segurança
Durante reunião realizada entre representantes da Prefeitura e da EDP, também foi definida a instalação de mais de 600 luminárias de LED em diversos bairros da cidade. A medida ampliará a modernização da iluminação pública, aumentará a eficiência energética e contribuirá para mais segurança e qualidade de vida da população.
Para o prefeito Saulo Souza, a ampliação do programa demonstra o compromisso da administração municipal com uma gestão moderna, sustentável e eficiente. “Poá segue avançando com uma política de continuidade voltada à eficiência energética, investindo em soluções sustentáveis que reduzem custos e permitem direcionar mais recursos para áreas prioritárias, como Saúde e Educação. A instalação de sistemas de geração de energia solar nas escolas municipais, em parceria com a EDP, reforça nosso compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a gestão eficiente dos recursos públicos. Cada real economizado com energia retorna em forma de mais serviços, mais infraestrutura e mais investimentos para os poaenses”, destacou.
O gestor da EDP, Roberto Miranda, ressaltou os benefícios da iniciativa para o município. “Esse investimento contribui para a redução dos custos com energia nas unidades de ensino, amplia o uso de fontes renováveis e permite que recursos públicos sejam direcionados para outras melhorias importantes. Temos orgulho de atuar em parceria com a Prefeitura de Poá em uma iniciativa que gera benefícios ambientais, econômicos e sociais para a cidade”, afirmou.

source

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
admin
  • Website

Related Posts

Fundo Social realiza novas entregas de cobertores e agasalhos durante toda a semana

Junho 28, 2026

Núcleo de Bem-Estar Animal promove evento de adoção de pets neste sábado (27/06) no Mogi Shopping

Junho 27, 2026

Estudantes da EM Rural Nossa Senhora da Conceição fazem atividades sobre visita ao MASP

Junho 27, 2026

ARUJÁ REFORÇA PROTEÇÃO A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA COM CAPACITAÇÃO INTEGRADA ENTRE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Junho 27, 2026

Semana de Conscientização sobre a Doação de Órgãos e Tecidos passa a fazer parte do calendário oficial de Suzano

Junho 27, 2026

Inverno revela encantos da Estância Turística de Guararema

Junho 27, 2026
Leave A Reply Cancel Reply

Editors Picks

PM intensifica abordagens a motociclistas em operação contra roubos e furtos de veículos em SP

Junho 28, 2026

Após gol anulado, Irã fica na expectativa por classificação na Copa

Junho 28, 2026

Brasil envia terceiro avião com ajuda humanitária à Venezuela

Junho 28, 2026

STF forma maioria para liberar pagamento de penduricalhos retroativos

Junho 28, 2026
Advertisement
© 2026-Carioca de Suzano - Todos os direitos reservados..
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check
Go to mobile version