Para fechar o Junho Ambiental, a Prefeitura de Mogi das Cruzes enfatiza mais uma prática de sustentabilidade realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento no Mercado do Produtor Minor Harada, na Vila Mogilar. O destaque da vez é para o acelerador de compostagem, inaugurado em dezembro de 2023 e que começou a operar em fevereiro deste ano.
Desde o seu início operacional, o equipamento tem sido uma ferramenta eficaz na transformação de resíduos orgânicos em composto de alta qualidade. Entre abril e maio, foram produzidos aproximadamente 850 quilos de adubo, utilizando 595 quilos de resíduos orgânicos que seriam destinados ao aterro sanitário. Todo substrato é destinado às hortas escolares e no Viveiro de Mudas, que também está localizado no Mercado do Produtor.
“A composteira no Mercado do Produtor é um ponto de referência para nossa cidade, demonstrando nosso compromisso com práticas sustentáveis. Estamos reduzindo o volume de resíduos destinados aos aterros e também transformando resíduos em recursos úteis para nossa comunidade. É um passo fundamental em nossa jornada rumo à sustentabilidade ambiental”, celebrou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Felipe Almeida.
Além do acelerador de compostagem, o Mercado do Produtor também tem outra prática sustentável em colaboração com produtores de cogumelos. Anteriormente destinados ao aterro, resíduos como palhas utilizadas para transporte de frutas, como melancia e abacaxi, são coletados e reaproveitados para o cultivo de cogumelos.
Neste ano, mais de 14,8 mil quilos de palha foram reaproveitados, resultando numa significativa redução de resíduos no município. Desde o início da iniciativa em 2022, já foram reaproveitados mais de 36,8 mil quilos de palhada, beneficiando produtores selecionados por meio de um chamamento público.